O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte elegeu sua nova Diretoria Executiva nesta quinta-feira, 30 de junho. Uma chapa de consenso levou o representante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Igor Montenegro, à Presidência do Comitê. Representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Marcos Correntino assumiu a Vice-Presidência, e o prefeito de Teresópolis de Goiás e representante do Consórcio Intermunicipal da APA do João Leite, Uilton Pereira, é o novo secretário executivo do Comitê.
Para Igor Montenegro, a presença maciça dos integrantes do Comitê mostra o interesse de todas as entidades representantes em desenvolver ações de preservação da Bacia Hidrográfica. Para ele, outros fatores também contribuem para um crescimento qualitativo das atividades do Comitê: “O Ministério Público declarou que quer se aproximar de nós e pela primeira vez vemos uma entidade civil assumir a Presidência deste grupo, uma demonstração clara de que o Poder Público não quer concentrar o controle das políticas públicas para os recursos hídricos em Goiás”, comemora.
Para o prefeito de Teresópolis, a vontade de criar a aplicar políticas públicas para a água é grande. “Esperávamos por um chamamento de participação de todos os setores sociais envolvidos na questão das águas. Este foi um pontapé importante para definirmos qual o futuro que queremos para toda a região banhada pelo Rio Meia Ponte”, declarou. Conforme Uilton, o primeiro passo a ser tomado agora é articular a criação das câmaras temáticas para depois construir um projeto macro que contemple a bacia em sua totalidade. “Criadas as câmaras, vamos colocar nosso comitê no nível de outros bem mais desenvolvidos Brasil afora”, conclui.
Superintendente da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Augusto de Araújo Almeida, a chapa de consenso formada após a desistência de uma das duas chapas que se apresentaram inicialmente. Para ele, a prevalência do consenso mostra maturidade do grupo. “Nossos companheiros estão interessados em preservar os recursos hídricos de nosso estado, isso é o que importa”, resusme.
A Bacia
A Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte está situada na região centro-sul de Goiás. A Bacia ocupa 3,6% da área do Estado e engloba 38 municípios e 48% da população goiana. Suas nascentes estão localizadas no município de Itauçu, e deságua no rio Paranaíba, no município de Cachoeira Dourada. Ao longo dos anos, o Rio Meia Ponte tem sofrido sérios problemas de desmatamento em decorrência da implantação de atividades agropecuárias. Pouco restou da vegetação nativa, importante fator para a preservação da fauna e da flora da região.
Fonte: agenciaambiental.go.gov.br
Fonte: