O primeiro projeto desenvolvido pela ABHA e custeado com as verbas arrecadadas pelo uso das águas da bacia do rio Araguari foi concluído e entregue a população de Ibiá no último dia 06 de setembro, o novo Horto Municipal de Ibiá. O projeto, viabilizado por meio de convênio entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e a prefeitura local, teve o custo de R$ 136 mil.
As obras tiveram início em outubro passado. O horto do município, que foi melhorado e ampliado, terá o objetivo de fornecer mudas de árvores nativas da região para programas de recuperação de áreas degradadas. “O horto pode ter até 240 mil mudas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Ibiá, Marco Aurélio Pereira Paiva.
Segundo Cláudia Milene Nascente – Coordenadora do projeto, o horto já conta com mudas de 160 espécies de árvores para fornecer, número que pode ser ampliado para até 200 tipos.
Paiva salienta: “A gente tem muita madeira nobre, árvores que não se encontram com tanta facilidade na natureza. A preocupação é reintroduzir espécies que já estavam com população pequena, como o Jequitibá”, disse.
O horto municipal também fornecerá seis tipos de ipês, totalizando 40 mil mudas, árvores frutíferas como araçá, cagaita, canjerana e cajá-manga, jatobás do cerrado, dentre outras.