As chuvas do final de semana não impediram a realização do Dia do Voluntariado das Águas, promovido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os voluntários plantaram mais de mil árvores nativas do cerrado, que auxiliarão na recomposição da mata ciliar de uma vereda na Fazenda Bom Jardim, próximo a um dos mananciais que abastecem a cidade de Uberlândia.
O plantio foi coordenado por agrônomos do Dmae em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agropecuária e Abastecimento, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Coca-cola, Praia Clube e a Escola Estadual Segismundo Pereira e contou com a participação da ABHA.
“A ação teve resultado positivo e agora o Dmae fará o acompanhamento mensal da evolução do plantio”, explicou o diretor geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes. Segundo ele, o Dmae estuda também a possibilidade de instalar um medidor ultrassônico de vazão, para calcular efetivamente qual será o resultado sobre o volume de água do rio Uberabinha.
A Fazenda Bom Jardim possui 110 hectares protegidos pelo Programa Buriti com base nas determinações da lei municipal 10.066 de 15 de dezembro de 2008. Há dois meses, a área da Fazenda Bom Jardim, próxima a uma das estações de captação de água do Dmae, foi fechada com cercas doadas pelo Programa Buriti de Proteção e Recuperação das Nascentes do Rio Uberabinha. O Programa atua diretamente nas propriedades rurais que margeiam as nascentes e os cursos d´água das bacias do rio Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim.