No dia 25 de outubro, Indianópolis recebeu o representante da Funasa, o senhor Manoel Maria Henrique Nava Júnior, que visitou o local onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, conforme o projeto financiado pela ABHA, com recursos da cobrança, em atendimento ao Plano de Aplicação de Recursos Plurianual do CBH Araguari.
A visita foi uma das etapas para a obtenção, junto à Funasa, do repasse de recursos oriundos do PAC 2 para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto. Nesta etapa a Equipe Técnica prestou esclarecimentos referentes à obra.
Acompanharam a visita o Prefeito Municipal de Indianópolis, Sérgio Pazini; o Vice-Prefeito, Idevan Vaz Resende; o Secretário de Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Reginaldo José de Oliveira; o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, José Mauro Stabile; o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Henrique Sousa Barbosa; e os autores do projeto Paulo César de Sousa Pereira e Leandro César Delfino, da Faria Pereira Consultoria Agropecuária e Ambiental LTDA. Pela ABHA estiveram presentes Leocádio Alves Pereira, representando a Diretoria Executiva, e Mariane Rosa Moura, Analista Ambiental.
O Projeto Básico e Executivo financiados pelo CBH Araguari, através da ABHA, tem como objetivo a melhoria da qualidade dos recursos hídricos na Bacia do Rio Araguari, através de intervenções de cunho técnico, financeiro e institucional em ações de saneamento ambiental.
Na visita ficou constatado que 100% do esgoto coletado são despejados sem nenhum tipo de tratamento nos córregos Lava Pés e Manuel Velho. Isso causa um prejuízo imensurável ao meio ambiente, além de impactar diretamente a saúde da população e comprometer as atividades produtivas da região.
O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Indianópolis, Reginaldo José de Oliveira, comemorou o resultado da visita: “O representante da Funasa ficou bastante satisfeito com o projeto para a construção da ETE e com a estrutura dos interceptores já construída”.