ATENDIMENTO
0800 039 4269

CBH Araguari e ABHA no combate às perdas físicas de água

21 MAR 2014

Os departamentos de distribuição de água tem trabalhado no intuito de manter o abastecimento de água durante o período de escassez, totalmente atípico nesta época do ano. Diversos alertas têm sido emitidos à população para que haja o consumo responsável e diminuição do desperdício sob risco de racionamento.

No entanto a população não é a maior responsável pelo desperdício de água tratada, de acordo com dados coletados pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento -, em média 38,8% da água é perdida entre a saída da estação de tratamento e a entrada das casas.

Com o objetivo de transformar esse quadro e contribuir para a redução do desperdício, o CBH Araguari, juntamente com a ABHA, acaba de lançar o projeto de combate às perdas físicas. Inicialmente o projeto será implementado em 9 cidades que compõem a bacia do rio Araguari, são elas: Uberlândia, Uberaba, Araguari, Tupaciguara, Nova Ponte, Sacramento, Patrocínio, Ibiá e Pratinha. A proposta é elaborar um diagnóstico quanto às perdas físicas nesses municípios e, ainda, prover soluções para a questão.

Uberlândia, Sacramento, Patrocínio, Ibiá e Pratinha foram as cinco cidades já visitadas pela analista ambiental da ABHA, Dra. Adairlei Aparecida da Silva Borges, que apurou a situação desses municípios e identificou os aspectos que deverão ser priorizados. O próximo passo será uma reunião com os representantes dos 9 municípios, na qual serão discutidas soluções e apresentadas propostas para capacitação dos gestores e dos colaboradores dos departamentos de água dos municípios contemplados.

É importante enfatizar que a capacitação é uma ação efetiva ao combate as perdas físicas, pois, será vinculada simultaneamente ao planejamento, à construção, à operação e à manutenção dos sistemas de abastecimento de águas municipais.

 Além disto, o desperdício de água também será contemplado no escopo do projeto como ação posterior à de capacitação, no intuito de sensibilizar a comunidade sobre a importância fundamental deste valioso recurso. Segundo a OPS - Organização Pan-Americana de Saúde a quantidade de água que o ser humano necessita a cada dia é de 189 litros, e no Brasil o desperdício de água chega a 70%  nas residências. 

Fonte: Assessoria De Comunicação CBH Araguari

AGENDA


Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

COMITÊS