Estatutária e regimentalmente regidos, os Conselhos de Administração e Fiscal da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas) são renovados a cada quatro anos, por meio de processo eleitoral. O edital que normatizou e conduziu os trâmites para a eleição dos Conselhos foi lançado no último dia 14 de novembro e teve uma chapa inscrita.
Dessa forma, no dia 4 de dezembro, a Assembleia da ABHA, composta por seus associados, elegeu os oito integrantes das Entidades Associadas (quatro titulares e quatro suplentes) que farão parte do Conselho de Administração na Gestão 2019/2022. São eles:
Titulares
· Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE);
· Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE);
· Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA);
· Sindicato Rural de Araguari.
Suplentes
· Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA);
· Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU);
· Consórcio Capim Branco Energia (CCBE);
· Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU).
Os membros iniciam suas atividades no 1º dia útil de janeiro de 2019. O Conselho de Administração tem como competência acompanhar e fiscalizar o cumprimento das normativas da Associação, deliberar acerca das diretrizes políticas e estratégicas da ABHA, acompanhar e avaliar o desempenho de seus funcionários, aprovar a criação de escritórios regionais, resolver casos omissos do Estatuto, entre outros, com maioria absoluta dos votos.
A Instância será composta, ainda, por oito membros convidados (quatro titulares e quatro suplentes), a serem designados por Deliberação específica que será publicada e divulgada em momento oportuno, contemplando os seguintes segmentos: ONGs com atuação em recursos hídricos, Instituição de Ensino e Pesquisa, Entidades de Classe e Poder Público Municipal.
No Conselho Fiscal, cujas responsabilidades, entre outras, são fiscalizar permanentemente as contabilidades da Associação, emitir relatórios e pareceres, denunciar possíveis fraudes, estabelecer a necessidade de auditoria externa, foram eleitos três membros titulares, posteriormente a Assembleia designará três membros suplentes. Iniciam os trabalhos no 1º dia útil de maio, os membros eleitos:
· Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG);
· Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sacramento (SAAE);
· Granja Marileuza.