Negociadores climáticos de quase 200 países farão uma sessão extra em Bangcoc, na Tailândia, para tentar desbloquear os trabalhos sobre um pacto sucessor ao Protocolo de Kyoto, visando desacelerar o aquecimento global. A reunião será em abril.
Os negociadores dizem que 2011 provavelmente marcará uma redução no número total de reuniões da ONU sobre o clima, depois de uma série de encontros desde 2007 não ter resultado na assinatura de um tratado.
"A sessão acontecerá em Bangcoc entre 3 e 8 de abril", disse um representante que participou de uma videoconferência nesta semana. O encontro em Bangcoc reunirá negociadores governamentais de alto escalão.
A reunião soma-se à programação já existente, que prevê uma sessão em junho em Bonn, na Alemanha, e conversações anuais entre ministros do Meio Ambiente em Durban, África do Sul, no final de 2011. É provável que seja acrescentada outra sessão entre Bonn e Durban.
No México, em dezembro de 2010, os ministros acordaram passos que incluem um pacto para a criação de um novo fundo para canalizar ajuda a países em desenvolvimento, além da meta de limitar qualquer alta na temperatura para menos de dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
Os representantes dizem que os encontros de 2011 vão completar os detalhes de muitos desses planos, entre eles cortes nos gases estufa que visam ajudar a evitar mais enchentes, ondas de calor, estiagens e alta nos níveis do mar previstos pelo painel de especialistas climáticos da ONU.
A maior questão não resolvida é encontrar um sucessor do Protocolo de Kyoto, que obriga quase 40 países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases estufa em pelo menos 5,2% abaixo dos níveis de 1990 até 2020, durante o período de 2008 e 2012.